Pode ser que aquela dor de cabeça, que você pensa que é por causa das preocupações da vida ou por causa do trânsito e do stress seja por causa dos seus dentes ou da sua mordida.
Variados problemas nas arcadas como dentes tortos, mordida cruzada ou mordida profunda podem ser os causadores de dores de cabeça e até de problemas mais sérios como deformações das articulações e defeitos na face.
Consultar um Ortodontista pode ser um bom começo para investigar essas dores que você sente. O tratamento pode ser feito em todas as idades.
Há algum tempo atrás, era mais comum vermos apenas crianças e adolescentes usando aparelhos nos dentes. Hoje em dia isso mudou e adultos de qualquer idade estão indo em busca do tratamento Ortodôntico seja para corrigir a Estética ou para solucionar problemas das arcadas. Também o fato da perspectiva de vida ter aumentado muito, motivou os adultos a buscar soluções para os seus problemas de dentes e de arcadas por perceberem que vão viver muitos anos e que a qualidade de vida é muito importante.
DOR DE CABEÇA FREQUENTE PODE SER POR CAUSA DA MORDIDA (OCLUSÃO)
Problemas na mordida, como dentes tortos e mal posicionados, mordida cruzada, perda de dentes e vários outros problemas relacionados aos dentes, causam dificuldades da função mastigatória originando desgastes e Distúrbios da ATM (Articulação Temporo Mandibular).
A ATM fica próxima ao ouvido e é a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula. Problemas nos movimentos mastigatórios acabam causando desgaste da ATM gerando estalos na articulação, dores nos músculos da cabeça e pescoço, dores de ouvido e frequentemente podem causar dor de cabeça.
O Bruxismo (rangimento dos dentes) também costuma gerar desgaste dos dentes e da ATM e muitas vezes são causadores de dor de cabeça.
Uma consulta ao Ortodontista é o primeiro passo para a investigação se a dor de cabeça está relacionada com os dentes e a ATM. O Ortodontista tem inúmeros recursos para aliviar e sanar esses problemas, usando aparelhos ou placas de bruxismo e tratamentos ortodônticos que vão corrigir a função mastigatória contribuindo para o equilíbrio da ATM e o desaparecimento da dor.