Muitos pais não percebem a importância de trazer as crianças para a sua primeira consulta ortodôntica cedo. A American Board of Orthodontics recomenda que todas as crianças têm sua primeira triagem ortodôntica por sete anos. Em alguns casos, os dentistas podem detectar problemas potenciais e recomendar que as crianças por visto por um ortodontista ainda mais cedo.
Por que avaliar as crianças tão cedo?
Aos sete anos de idade, os dentes permanentes das crianças ainda precisam entrar em erupção e as mandíbulas ainda estão crescendo e se desenvolvendo. Se houver indícios de problemas com a forma como a boca de uma criança está crescendo e se desenvolvendo, os Ortodontistas podem começar métodos de tratamento para ajudar a guiar as mandíbulas e dentes através deste processo. Isso pode ajudar a evitar problemas que ainda não ocorreram. O tratamento precoce desta natureza pode ajudar os pais a pouparem dinheiro e podem tornar o tratamento muito mais fácil para as crianças do que depois de os dentes e maxilares estarem totalmente desenvolvidos.
O que pode fazer o tratamento precoce?
Há muitos problemas potenciais que o tratamento precoce pode ajudar a corrigir. Em muitos casos, ortodontistas identificar uma falta de espaço na boca e ajudar a criar mais espaço para quando os dentes permanentes irromper. Isso pode evitar problemas de aglomeração, reduzir a probabilidade de impactos e eliminar ou minimizar a necessidade de extrações posteriores.
O tratamento precoce também pode corrigir os hábitos de sucção do polegar ou do dedo, reduzir os riscos de fratura de dentes protrusivos e eliminar ou prevenir problemas com a fala e a deglutição. Corrigindo estes problemas cedo, as crianças podem ter um sorriso saudável e bonito para a vida toda.
Isso pode aumentar a auto-estima e até mesmo melhorar a saúde dental ao longo da vida.
Todas as crianças devem receber tratamento ortodôntico precoce?
Nem todas as crianças precisam de tratamento ortodôntico precoce. As mandíbulas e os dentes de algumas crianças crescem e desenvolvem-se naturalmente sem complicações. Outras crianças podem ter problemas que são mais bem abordados em idades posteriores quando o crescimento da mandíbula e dos dentes está mais avançado ou concluído.
No entanto, ter uma avaliação ortodôntica em uma idade precoce pode ajudar os ortodontistas a detectar problemas que podem ser corrigidos cedo, tornando o tratamento mais fácil e menos oneroso. Ter uma avaliação feita cedo também pode ajudar ortodontistas detectar possíveis complicações e monitorar o crescimento e desenvolvimento regularmente para que o tratamento ortodôntico pode ser iniciado exatamente no momento mais ideal.
NÓS RECOMENDAMOS TRAZER A CRIANÇA A PARTIR DOS 4 ANOS E ANTES DOS 7 ANOS DE IDADE PARA AVALIAÇÃO.